HumanizAÇÃO
- 18-May-2024
Para iniciar falando sobre humanização, primeiro precisa-se entender o que é este termo tão usado atualmente. Podemos definir Humanização como a forma de tratamento de outras pessoas, ou seja, tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratados, com respeito, cuidado e atenção. Na área de saúde a humanização é de extrema importância, pois é atualmente o maior diferencial e uma instituição para o outro. Todo gestor precisa ter o cuidado de toda sua equipe agir com humanização, realizando um atendimento humanizado e não é só verificando um setor e ver que ele tem esta diferença é mandar seus funcionários realizarem um curso de qualidade e humanização, esta ação é feita com continuidade através da educação continuada. Não podemos apenas nos preocupar com o paciente, precisamos nos preocupar com também com seus familiares, pois são de fundamental importância no processo de escolha de serviços médicos. Existem gestores que nunca fizeram uma visita se quer á algum paciente, não se preocupando com o que ele precisa do que necessita. Um simples gesto uma simples palavra a um paciente que está internado e/ou em fase terminal é muito importante tanto para sua cura ou para ele ter uma morte digna se sentindo alguém neste momento crítico de sua vida. A área de saúde não lida com objetos e sim com pessoas, que tem sentimentos, todos os profissionais de uma instituição precisam agir com humanização, desde o pessoal de higiene e limpeza até a diretoria e presidência. A humanização precisa ser passada desde pequeno, através de simples gestos e ser aprimorada ao longo dos anos, os cursos para formação de profissionais de saúde precisam mudar a sua forma de ensinar, não colocando o médico, o profissional de saúde, como o intocável, colocando-o acima dos pacientes, este conceito precisa ser mudado, o mais rápido possível, para que tenhamos profissionais que gostem do que azem e não o fazem apenas por dinheiro. Podemos fazer o seguinte, perguntar a um profissional de saúde, principalmente médico, pergunte a ele o seguinte: Imaginemos a seguinte situação, são 2 horas da manhã você de plantão em uma emergência de um hospital, chega um paciente que após a análise clínica, você verifica que o problema dele é uma gripe e que ele poderia ter esperado até o dia seguinte, como você procederia o atendimento? Com certeza na grande maioria, perderia a paciência e mudaria sua forma de atendimento, foto que não acontecerá se desde a sua formação ele soubesse o que é um atendimento humanizado, colocando o paciente sempre em primeiro lugar. Pode até parecer difícil atender de forma humanizada, mas quando se faz com amor e dedicação ao trabalho e a vida de uma pessoa, daqui a pouco todos os seus atendimentos serão humanizados e você passará a fazer sem notar a diferença.